Sobre

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão para fomentar atividades relacionadas à guavira, tais como: produção de mudas, cultivo, gastronomia, turismo, cultura, pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável e geração de novos produtos à base de guavira.

Promovido por meio de articulação interinstitucional e interdisciplinar.

 

Os seminários foram iniciados em função da publicação em 07 de novembro de 2017, da Lei Estadual Nº 5.082, que declara a guavira como fruto símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Diante da importância biocultural dos guavirais, do consumo dos frutos, do interesse pela sua conservação e desenvolvimento de produtos, formou-se um grupo de trabalho composto por representantes, principalmente, das seguintes Instituições: FIOCRUZ MS, AGRAER, UFMS, UCDB, UNIDERP SEBRAE e representantes da Assembleia Legislativa, Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, visando estruturar ações para alavancar a divulgação da referida Lei e de suas potencialidades no que tange a idealização de ações e demandas objetivando a valorização e a conservação da guavira no Estado do MS.

Foram realizados anualmente, a partir de 2018, Seminários presenciais, virtuais e híbridos que incluíram diversas atividades culturais, técnicos-científicas, palestras, grupos de discussão, feira com exposição e venda de produtos da sociobiodiversidade, exposições de fotos, banners, gastronomia com guavira e dias de campo em parceria com o Centro de Pesquisa da Agraer.

A partir de 2022, iniciou-se o Brota Guavira, uma seção do seminário para apresentação de trabalhos científicos, culturais, industriais e exposição de fotografias. Este ano, o Brota Guavira inclui o envio de resumos científicos (pesquisa e extensão) que irão compor um Caderno de resumos do evento.