Encontro sobre Desafios e Oportunidades na Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico XX Campanha Anual de Orgânicos – Produto Orgânico Justo e Sustentável
No dia 07 de junho de 2024 no auditório do Instituto de Biociências – Inbio/UFMS foi realizado um encontro como parte do lançamento da Campanha de Orgânicos 2024 em Campo Grande-MS. A abertura contou com as seguintes autoridades: Superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, Auditor Fiscal Federal Agropecuário José Antônio Roldão; Diretor Presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza; Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul, Marina Ricardo Nunes Viana; Vice Reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo; Diretor do Instituto de Biociências UFMS, Ramon José Correa Luciano de Mello; e o Coordenador da Comissão de Produção Orgânica CPOrg/MS, Alberto Feiden.
Foi um momento de valorização e divulgação de sistemas agroalimentares sustentáveis e de articulação entre os diferentes setores. Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal e representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário/SINPAF na CPOrg/MS, alertou para importância das discussões sobre a revitalização do Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico do Estado do Mato Grosso do Sul (Figura 1).
Figura 1. Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal e representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário/SINPAF na CPOrg/MS na Abertura do Evento Desafios e Oportunidades na Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico.
Após a apresentação do vídeo da XX Campanha Anual de Orgânicos o Prof. Anderson Luis do Espírito Santo apresentou a Cartilha “Não mexa na minha merenda! Retrato da alimentação escolar em Corumbá/MS”, onde a maioria dos estudantes não sabe da existência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas sabe que a alimentação escolar é seu direito. Relatou que mais de 50% dos alunos têm na alimentação escolar a principal refeição do dia, mostrando a relevância da segurança nutricional que o PNAE representa
Figura 2. Prof. Anderson Luis do Espírito Santo apresentou a Cartilha “Não mexa na minha merenda! Retrato da alimentação escolar em Corumbá/MS”
Adriana Aparecida Mansano Rosa da Coordenadoria da Sociobiodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) discorreu sobre “Agroextrativismo e Sociobiodiversidade: estratégias para fortalecimento dos recursos genéticos nacionais” e apresentou os eixos estratégicos que serão desenvolvidos junto a agricultura familiar do MS e recursos que vem sendo destinados para agricultura familiar. Em destaque do recurso do MDA, Rosane Juraci Bastos do Instituto SocioAmbiental e representando a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) abordou sobre o Ato de Lançamento Programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais no Centro-Oeste ocorrido de forma virtual no dia anterior, 06 de junho de 2024, que tem como celebrante a Unicafes Nacional/DF e execução no MS da REDE APOMS. Este projeto tem como objetivo a promoção da autonomia econômica das mulheres rurais por meio da estruturação de quintais produtivos; articulação das mulheres em grupos ou organizações coletivas; auxílio no acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de alimentos; acesso a equipamentos, máquinas, implementos, utensílios, insumos e tecnologias sociais necessários à instalação ou à ampliação de quintais produtivos.
Figura 3. Adriana Mansano Rosa da Coordenadoria da Sociobiodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Rosane Bastos do Instituto SocioAmbiental apresentando sobre Programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais que será desenvolvido no MS. Mesa com Adriana do MDA, Valtair da APOMS e Marco Antônio Georges do MDA e da CPOrgMS, organizador do evento.
Valtair Gonçalves Prata da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul – APOMS e membro da CPOrg/MS apresentou o tema “Importância da articulação da Agricultura Familiar na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis” o qual relatou a experiência exitosa da APOMS que foi regulamentada enquanto Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), visando atuar no campo da certificação através da constituição de Sistemas Participativos de Garantia (SPGs). Atualmente, participam da Rede APOMS cerca de 120 famílias e se organizam, atualmente, por meio de Núcleos Produtivos nos seguintes municípios: Dourados/MS, Glória de Dourados/MS, Itaquirai/MS, Ivinhema/MS, Japorã/MS, Mundo Novo/MS, Ponta Porã/MS, Nioaque/MS, Nova Andradina/MS e Novo Horizonte do Sul/MS. Dentre as temáticas prioritárias da Rede pode-se destacar a produção e comercialização de produtos orgânicos/agroecológicos e início de trabalhos com frutos do Cerrado.
Figura 4. Valtair Gonçalves Prata da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul – APOMS e membro da CPOrg/MS (A) e Profa. Deise Bresan da Facfan apresentando o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar CECANE/UFMS e equipe (B).
Marco Antônio Georges, Secretário Executivo da CPOrg/MS comentou sobre a Campanha de Orgânicos de 2024, que foi desenhada a várias mãos com a participação efetiva das CPOrgs através da CNPOrg, o apoio foi dado pela CPOR – Coordenação da Produção Orgânica do MAPA. Este ano foi realizado um concurso para a escolha da arte visual e que teve boa participação da comunidade envolvida com a produção orgânica no Brasil, a vencedora foi a Amanda de Azevedo Suret Guimaraes de Souza de Várzea Grande – MT, que ganhou passagem aérea e hospedagem e alimentação para participar da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA que acontecerá em São Paulo entre os dias 12 a 15 de junho de 2024 no Centro de Convenções Anhembi. Tanto a campanha como o concurso e o vídeo nacional foram apoiados pelo IBO _ Instituto Brasil Orgânico, assim como toda a orientação de marketing. Participamos efetivamente no apoio da campanha nacional e a abertura do vídeo nacional são imagens do MS, além de entrevistas que foram encaminhadas pela APOMS.
Valdecir Alves, Coordenador da regional de Campo Grande da Agraer, comentou sobre a obtenção do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e produtores tiveram a oportunidade de esclarecer duvidas sobre sistemas de certificação. Estiveram presentes vários representantes de associações de orgânicos, agroecológicos e do extrativismo sustentável e da Agricultura familiar: Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores Orgânico e Agroecológico MS (Asulpoa), Alcides Fernandes Neto; Presidente da Associação das Mulheres Solidárias Terena da Aldeia Bananal, Danieli Luís de Souza; Coletivo Nacional Setor de Produção Cadeia do Extrativismo, Laura dos Santos; Diretor Centro de Capacitação e Pesquisa Geraldo García em Sidrolândia, Claudinei Medeiros.
Figura 5. Produtores e membros da organização do Encontro sobre Desafios e Oportunidades na Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico
Também marcaram presença a Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar CECANE/UFMS, Profa. Deise Bresan Facfan/UFMS; Coordenadora do Mercado Escola, Profa. Aline Gomes da Silva FAMEZ/UFMS; Diretor da Agrotec/Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii/UFMS), Prof Reinaldo Lucena; Presidente da ECOA Ecologia e Ação, Nathália Eberhardt Ziolkowski; Coordenadora do Projeto “Bruaca: vivências culturais e produtos do Turismo de Base Comunitária”, Patricia Zaczuk Bassinello; e Diretora de Avaliação da UFMS, Profa. Caroline Pauletto Spanhol.
Outros membros da CPOrg/MS participaram da organização e apoio ao evento: Raquel Pires Campos (Facfan/UFMS), Christiane Pitaluga (Esan/UFMS) e Carline Yumi (Sítio Primavesi Terenos/MS). A coordenadora do Projeto de Extensão “Capacitação de produtores de orgânicos: um incentivo a cadeia produtiva de orgânicos de Mato Grosso do Sul” Flávia Maria Leme integrou a organização da Semana de Orgânicos em Campo Grande juntamente com a CPOrg/MS.
Agradecimentos ao apoio da Empresa NuTriPães Orgânico Ricardo pela doação de pães de inhame e batata doce, possui certificação de produto orgânica; e à Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio (COOPAER) pelo apoio na aquisição de produtos com frutos nativos desenvolvidos pelas acadêmicas da Engenharia de Alimentos e Nutrição da Facfan/UFMS. O café com produtos do extrativismo sustentável contou com as farinhas de acuri/bacuri, bocaiuva/macaúba, jatobá e castanha de baru adquiridas das associações produtoras aqui no MS. O momento do café foi muito importante para divulgação e demonstração das possibilidades do desenvolvimento de produtos enriquecidos nutricionalmente e com diversidade de sabores.
Figura 6. Produtos oferecidos contendo produtos da agricultura familiar e do extrativismo sustentável, elaborado por acadêmicas do Cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição da UFMS.
Encerramos destacando sobre o Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico (PRÓ-ORGÂNICO), que foi elaborado pelo Grupo de Trabalho interinstitucional (conforme Resolução n° 050 de 20 de maio de 2019) com participação da sociedade civil representada por organizações de produtores e validado em consulta pública, constituindo-se em instrumento de operacionalização da Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Orgânico Sustentável de Mato Grosso do Sul – PEAPO/MS. O Plano inicial buscou implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica e do extrativismo sustentável orgânico.
Pretende-se no próximo momento discutir sobre o monitoramento e avaliação das ações previstas de 2020 a 2024 (completou 4 anos agora em junho), verificando a contribuição para o segmento econômico e impactos na melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais, assim como acompanhar a elaboração da revisão e revitalização do próximo Plano 2024-2028. A CPOrg MS agradece a participação de todos e se coloca a disposição.
Figura 7. Membros da CPOrg/MS que estiveram presentes no Encontro sobre Desafios e Oportunidades na Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico.