Histórico
O Seminário Estadual da Guavira foi iniciado em função da publicação em 07 DE NOVEMBRO DE 2017, da Lei Estadual Nº 5.082, que declara a guavira (Campomanesia spp.) como fruto símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. Diante do contexto histórico regional da importância cultural dos guavirais e do consumo da fruta, bem como de produtos originados desta, formou-se um grupo de trabalho composto por representantes, principalmente, das seguintes Instituições: FiocruzMS, Agraer, UFMS, UEMS, UFGD, UCDB, Uniderp, Sebrae e representantes da Assembleia Legislativa, Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, visando estruturar ações para alavancar a divulgação da referida Lei e de suas potencialidades no que tange a idealização de ações e demandas objetivando a valorização e a conservação da guavira no Estado do MS.
Nesse sentido, o I Seminário Estadual da Guavira, realizado nos dias 12 e 13 de abril de 2018, na Cidade de Campo Grande- MS, objetivou a discussão, por meio do encontro de diferentes atores e segmentos da sociedade, de temas relacionados a preservação, conservação e restauração da guavira, além da exploração sustentável, desenvolvimento de produtos, turismo e fortalecimento de uma cadeia produtiva. Em paralelo, foram realizadas atividades integradas como a exposição Coletiva de Fotografias da Guavira e a Feira de Produtos da Sociobiodiversidade. Além destas atividades, foram estruturados quatro grupos de trabalho: GT 1 – Preservação, conservação e restauração da Guavira; GT 2 – Produção sustentável, produtos e inovação relacionados a Guavira; GT 3 – Cultura, turismo e gastronomia envolvendo a Guavira; GT 4 – Estruturação da cadeia produtiva da Guavira.
Ao final do evento foi gerado um documento referente as ações que deverão ocorrer para consolidar o uso sustentável da Guavira.
O II Seminário Estadual da Guavira: Fruto símbolo do estado do MS, foi realizado no dia 29 de novembro de 2019, na Cidade de Campo Grande- MS. Os temas das palestras e discussão da segunda edição foram centralizados na estruturação da cadeia produtiva, integração da pesquisa, desenvolvimento e inovação com a guavira no MS; experiências de negócios sustentáveis com guavira e outras plantas nativas. Também apresentou as atividades de exposição de fotografias e a feira de produtos da sociobiodiversidade. Além da oficialização da doação ao Museu Marco de uma tela em óleo intitulada: guavira fruto símbolo do MS, de autoria do artista Toninho Perez. Importante destacar que essa obra corresponde, até o presente momento, a única desse acervo cuja temática refere-se ao fruto guavira.
O III Seminário Estadual da Guavira foi ofertado via on line tendo sua programação dividida em dois dias: 01/12/2020 e 08/12/2020. Os temas das palestras e discussões foram: Produção Sustentável; Serviços Ambientais; Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos de Guavira; Comercialização e Consumo Consciente. Estas temáticas estão disponibilizadas na plataforma do youtube, apresentando em torno de 2 horas cada painel.
O IV Seminário Estadual da Guavira ocorreu de forma híbrida (com parte virtual e parte presencial) em 26 e 27 de novembro de 2021. O tema geral foi os Sistemas Agroflorestais e incluiu palestras sobre Sociobiodiversidade e SAFs, Novos produtos sustentáveis, Cadeias Produtivas e Consumidores. Além destas atividades, foram estruturados quatro grupos de trabalho: GT 1 –Sociobiodiversidade, GT 2- Sistemas Agroflorestais (SAFs), GT 3- Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos: cosméticos, alimentos e fitoterápicos e GT4- Cadeia Produtiva da Guavira: oportunidades e desafios.